O autismo, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um transtorno do desenvolvimento neurológico que afeta a forma como a pessoa se comunica e interage com o mundo ao seu redor. O TEA pode se manifestar de diversas maneiras, desde formas mais leves até mais graves, e os sinais podem variar muito de pessoa para pessoa. Confira a seguir quais sãos os principais sinais de autismo em adultos e crianças.
Sinais de autismo em adultos
Sinais de autismo em adultos
Um dos sinais característicos do autismo é a dificuldade de comunicação social. Isto pode manifestar-se de várias formas, tais como dificuldade em iniciar ou manter conversas, utilizar e compreender sinais não-verbais, como expressões faciais e linguagem corporal, e dificuldade com reciprocidade social.
Comportamentos e rotinas repetitivas
Isso pode incluir movimentos como bater ou balançar as mãos, insistência na mesmice e na rotina e interesses intensos em tópicos ou objetos específicos.
Sensibilidades sensoriais
Muitos com autismo também apresentam sensibilidades sensoriais, que podem incluir hipersensibilidade ou hiposensibilidade a certos estímulos. Isso pode se manifestar de várias maneiras, como ser incomodado por certas texturas ou sons, ou buscar certas sensações, como girar ou pular.
Dificuldade com interações e relacionamentos sociais
Tais como dificuldade em fazer contato visual, não responder ou compreender sinais ou gestos sociais e dificuldade em compreender ou expressar emoções. Aqueles com autismo também podem ter dificuldades para desenvolver e manter amizades ou relacionamentos românticos.
Desenvolvimento de linguagem atrasado ou atípico
Isso pode incluir dificuldade em compreender expressões idiomáticas, metáforas e sarcasmo; dificuldade para compreender e usar o tom de voz e/ou gestos faciais apropriados; ou padrões de fala repetitivos ou incomuns. É claro que alguns com autismo podem ter habilidades linguísticas avançadas em determinadas áreas.
Sinais de autismo em crianças
Em crianças, o transtorno do espectro do autismo (TEA) é geralmente diagnosticado entre as idades de 2 e 3 anos. Alguns dos sinais comuns estão listados abaixo. Eles são semelhantes aos dos adultos, mas com alguns desafios específicos.
Dificuldades de comunicação social
Assim como acontece com os adultos, pode manifestar-se como dificuldade em iniciar ou manter conversas, ler sinais não-verbais, como expressões faciais e linguagem corporal, e dificuldade com regras sociais comumente aceites, como revezar-se para falar numa conversa.
Crianças com autismo também podem ter dificuldades com brincadeiras imaginativas e preferir brincar sozinhas.
Comportamentos e rotinas repetitivas
Tal como os adultos autistas, muitas crianças autistas utilizam movimentos e comportamentos repetitivos. Esses comportamentos podem incluir repetir palavras ou frases, balançar para frente e para trás, bater as mãos ou girar objetos, alinhar brinquedos ou organizá-los em uma ordem específica, seguir rituais ou horários rígidos e resistir a mudanças em seu ambiente ou rotina.
Sensibilidades sensoriais
Crianças com autismo geralmente têm sensibilidades sensoriais específicas, como hipersensibilidade ou hiposensibilidade a certos gatilhos. Isso geralmente se manifestará como incômodo com certos sons ou texturas. Isso pode se manifestar de diversas maneiras, como:
- Ser incomodado por ruídos altos, luzes fortes, cheiros fortes ou certas texturas.
- Tendo dificuldade com equilíbrio, coordenação ou consciência espacial.
- Buscando informações sensoriais, como balançar, girar, mastigar ou tocar objetos.
- Tendo problemas para filtrar ruídos de fundo ou distrações visuais.
- Preferir ou não gostar de certos alimentos com base no sabor, textura, temperatura ou cor.
- Ter dificuldade em regular a temperatura corporal ou sentir dor.
Dificuldade com interações e relacionamentos sociais
Assim como os adultos, as crianças com autismo geralmente têm dificuldade com interações e relacionamentos sociais. Isso pode se manifestar com dificuldade em:
Compreender e expressar emoções:
- Dificuldade em identificar sentimentos próprios e dos outros.
- Dificuldade em expressar emoções de forma eficaz.
- Dificuldade em regular respostas emocionais.
Ler dicas sociais e linguagem corporal:
- Dificuldade em captar sinais sutis de humor, intenção, interesse ou atitude.
- Interpretação errônea de gestos, expressões faciais, contato visual, tom de voz ou sarcasmo.
Compartilhamento de atenção:
- Dificuldade em esperar a vez de falar ou agir.
- Dificuldade em acompanhar o tópico da discussão.
- Dificuldade em desviar a atenção para diferentes pessoas.
Desenvolver amizades e empatia:
- Dificuldade em iniciar e manter interações sociais.
- Falta de habilidades para compreender a perspectiva, os sentimentos ou as necessidades de outras pessoas.
- Dificuldade em formar vínculos significativos e demonstrar empatia.
Desenvolvimento de linguagem atrasado ou atípico
- Ausência de balbucio e gestos (apontar, acenar) aos 12 meses.
- Ausência de palavras isoladas aos 16 meses.
- Ausência de frases de duas palavras aos 24 meses.
- Perda de habilidades linguísticas já adquiridas.
- Ter dificuldade com contato visual e compreensão de emoções e intenções.
- Ter dificuldade em iniciar, manter conversas e entender palavras.
- Ter dificuldade em nomear objetos, usar a gramática correta e expressar pensamentos e sentimentos.
- Ter padrões de fala incomuns, como repetir palavras ou frases, dizer “você” em vez de “eu” ou linguagem idiossincrática (usar palavras ou frases que têm um significado pessoal, mas não significam nada para os outros).
É importante ressaltar que a presença de alguns desses sinais não significa necessariamente que a pessoa tenha autismo. O diagnóstico deve ser feito por um profissional qualificado, através de uma avaliação completa.
Se você está preocupado com o desenvolvimento de uma criança ou adulto, procure um médico ou profissional de saúde mental para uma avaliação. O diagnóstico precoce do autismo é essencial para que a pessoa possa receber o tratamento adequado e desenvolver todo o seu potencial.
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