Você está visualizando atualmente Ansiedade

Ansiedade

Ansiedade: o que é, quais são as causas e tratamentos

A ansiedade é uma resposta humana normal e saudável a uma ameaça real ou percebida. Ela pode ser provocada por um perigo imediato, causando um aumento da frequência cardíaca e uma explosão de adrenalina que pode nos ajudar a escapar do perigo ou salvar outros. 

Para algumas pessoas, a ansiedade pode ocorrer devido ao medo do desconhecido ou a uma vaga sensação de pavor que leva à preocupação persistente, pensamentos obsessivos e comportamentos indesejados.

O que causa ansiedade?

A resposta curta é que quase tudo pode causar ansiedade, dependendo da percepção de uma pessoa sobre um evento, situação ou tarefa em particular. As pessoas se sentem ansiosas quando seus circuitos neurais sentem perigo, mesmo quando não há nenhum.

Embora a maior parte da ansiedade seja de curta duração e passe quando a pessoa passa por uma situação estressante, há quem desenvolva transtornos de ansiedade.

Principais causas

  • Estresse crônico devido a situações como ambiente de trabalho intenso, problemas financeiros, moradia instável ou luto não resolvido pela perda de um ente querido;
  • Trauma não resolvido da infância ou um evento mais recente com risco de vida;
  • Qualquer tipo de abuso , desde verbal e emocional, até físico e sexual;
  • Doenças crônicas , como câncer, diabetes, asma, pressão alta ou desequilíbrios hormonais como resultado de problemas de tireoide;
  • Abuso e uso indevido de substâncias , incluindo dependência de álcool, drogas ou medicamentos prescritos;
  • Certas substâncias como cafeína , nicotina e até medicamentos de venda livre podem levar à ansiedade excessiva;
  • Problemas de saúde mental, incluindo transtornos de ansiedade ou depressão, podem tornar as pessoas mais propensas a vivenciar problemas semelhantes;
  • Histórico familiar de doença mental.

Não importa se uma pessoa tem um transtorno de ansiedade diagnosticável ou está apenas passando por um surto normal e até razoável de ansiedade, os sintomas de ansiedade podem interromper seriamente a capacidade de uma pessoa de funcionar de maneira saudável.

Sintomas de ansiedade

Os sintomas de ansiedade podem variar de leves a debilitantes. A forma como os sintomas se manifestam e quanto tempo eles duram variam de pessoa para pessoa, assim como a causa raiz da ansiedade. Alguns dos sintomas mais comuns de ansiedade podem incluir:

  •  Ataque de pânico com sintomas físicos, como falta de ar, taquicardia, suor, tremores e tonturas;
  • Boca seca ou sensação de muita sede;
  • Náuseas ou sensação de “borboletas” no estômago;
  • Problemas para dormir devido a pensamentos acelerados;
  • Sentimentos de impotência;
  • Uma sensação de desgraça iminente;
  • Dificuldade em focar, concentrar ou tomar decisões;
  • Uma pessoa que apresenta muitos dos sintomas de ansiedade pode se isolar ou fazer de tudo para evitar situações, amigos ou obrigações que causam preocupação e medo excessivo.

Como a ansiedade é diagnosticada?

 Para diagnosticar um transtorno de ansiedade, um profissional de saúde de atenção primária poderá:

  • Realizar um exame físico onde perguntam sobre o histórico médico e mental da pessoa, bem como seus sintomas;
  • Recomendar um exame de sangue para descartar condições médicas que podem causar sintomas de ansiedade, como hipotireoidismo;
  • Recomendar uma avaliação psicológica ou psiquiátrica por um especialista em saúde mental para diagnosticar o tipo de transtorno de ansiedade e a presença de outras condições mentais;
  • Encaminhar o paciente a um psiquiatra.O médico de atenção primária encaminhará uma pessoa com transtorno de ansiedade a um psiquiatra ou psicólogo, se necessário.

Como tratar a ansiedade?

 O tratamento para transtornos de ansiedade geralmente inclui medicamentos e/ou psicoterapia. Muitas pessoas se beneficiam de um tratamento que consiste em medicamentos e psicoterapia.

  • Medicamento:

Um psiquiatra pode prescrever medicamentos para tratamento de curto ou longo prazo de transtornos de ansiedade, dependendo dos sintomas do paciente . Os medicamentos podem ser antidepressivos, ansiolíticos e betabloqueadores, que podem ser usados ​​junto com a psicoterapia.

  • Psicoterapia:

Para muitos, a psicoterapia é um tratamento eficaz para ansiedade, geralmente com medicamentos. Na psicoterapia, também chamada de terapia da fala ou aconselhamento psicológico, um terapeuta ajuda o paciente a encontrar maneiras de reduzir os sintomas de ansiedade do paciente.

  •  Grupos de apoio, gerenciamento de estresse e mudanças de estilo de vida: 

Além de medicamentos e tratamentos psicoterápicos, grupos de apoio, técnicas de gerenciamento de estresse como meditação e mudanças de estilo de vida como atividades físicas, evitar uso de drogas recreativas, álcool e parar de fumar, podem ajudar a controlar os sintomas de ansiedade.

Fotobiomodulação transcraniana para ansiedade

A fotobiomodulação transcraniana tem se mostrado uma promissora ferramenta para o tratamento de diversos distúrbios, incluindo a ansiedade. Essa técnica não invasiva utiliza a luz infravermelha para estimular as células cerebrais, aumentar a produção de neurotransmissores, reduzir a inflamação, além de promover uma série de benefícios.

Um estudo de 2019 investigou os efeitos da fotobiomodulação em pacientes com transtorno de ansiedade generalizada. Os resultados mostraram uma diminuição significativa nos sintomas de ansiedade nos pacientes tratados, sem efeitos adversos relevantes.

Outro estudo  indicou que a aplicação da fotobiomodulação no córtex pré-frontal resultou numa melhoria significativa no humor e redução dos sintomas de ansiedade.

  *Este artigo tem caráter informativo e não substitui a consulta a um médico. Consulte sempre um profissional de saúde para obter um diagnóstico e tratamento adequados.

Referências bibliográficas:

Maiello M, Losiewicz OM, Bui E, Spera V, Hamblin MR, Marques L, Cassano P. Transcranial Photobiomodulation with Near-Infrared Light for Generalized Anxiety Disorder: A Pilot Study. Photobiomodul Photomed Laser Surg. 2019 Oct;37(10):644-650. doi: 10.1089/photob.2019.4677. PMID: 31647775; PMCID: PMC6818480.

Cassano, P.; Norton, R.; Caldieraro, M.A.; Vahedifard, F.; Vizcaino, F.; McEachern, K.M.; Iosifescu, D. Tolerability and Safety of Transcranial Photobiomodulation for Mood and Anxiety Disorders. Photonics 2022, 9, 507. https://doi.org/10.3390/photonics9080507

Deixe um comentário