Você está visualizando atualmente Depressão

Depressão

Saiba tudo sobre a depressão. Conheça as causas, tratamentos e tire dúvidas sobre a doença.

Depressão: o que é, quais são as causas e tratamentos?

A depressão é uma doença médica que afeta como alguém se sente, pensa e age na vida cotidiana. A Organização Mundial da Saúde define a depressão como um transtorno mental caracterizado por tristeza persistente, falta de prazer ou interesse em atividades gratificantes e prazerosas para uma pessoa.

O que é a depressão ?

A depressão é uma das principais causas de incapacidade no mundo todo e pode afetar pessoas de todas as idades. É classificada como um transtorno de humor em que tristeza, raiva, perda ou outras emoções negativas interferem nas atividades cotidianas da vida de uma pessoa. A depressão é de diferentes tipos, incluindo depressão clínica, transtorno bipolar, transtorno afetivo sazonal e muito mais.

Sintomas da depressão

Os sintomas da depressão podem variar de leves a graves e podem aparecer de forma diferente em cada pessoa. Esses sintomas podem incluir:

  • Sentir-se triste, irritado, vazio e/ou sem esperança;
  • Perder o interesse ou o prazer em atividades que você antes gostava;
  • Uma mudança significativa no apetite (comer muito menos ou mais do que o normal) e/ou peso (perda ou ganho notável não relacionado à dieta);
  • Dormir muito pouco ou muito;
  • Diminuição de energia ou aumento do cansaço ou fadiga;
  • Aumento da atividade física sem propósito (por exemplo, incapacidade de ficar sentado, andar de um lado para o outro, torcer as mãos) ou movimentos ou fala lentos, graves o suficiente para serem observados por outras pessoas;
  • Sentir-se inútil ou excessivamente culpado;
  • Dificuldade de pensar ou se concentrar, esquecimento e/ou dificuldade de tomar pequenas decisões;
  • Pensamentos de morte, ideação suicida ou tentativas de suicídio.

É normal vivenciar momentos de tristeza ou sentir-se “deprimido” e melancólico como parte da experiência humana. No entanto, um diagnóstico de depressão requer que os sintomas acima ocorram na maior parte do dia, quase todos os dias, por mais de duas semanas, juntamente com uma mudança clara no funcionamento diário (por exemplo, no desempenho no trabalho/escola, relacionamentos pessoais e hobbies). Felizmente, a depressão é muito tratável.

O que causa a depressão?

A causa exata da depressão é desconhecida. Pode ser causada por uma combinação de fatores genéticos, biológicos, ambientais e psicológicos.  Cada pessoa é diferente, mas os seguintes fatores podem aumentar as chances de uma pessoa ficar deprimida: 

  • Ter parentes de sangue que tiveram depressão;
  • Passar por eventos traumáticos ou estressantes, como abuso físico ou sexual, morte de um ente querido ou problemas financeiros;
  • Passando por uma grande mudança de vida, mesmo que tenha sido planejada;
  • Ter um problema médico, como câncer, derrame ou dor crônica;
  • Tomando certos medicamentos. Converse com seu médico se tiver dúvidas sobre se seus medicamentos podem estar fazendo você se sentir deprimido;
  • Uso de álcool ou drogas.

Diagnóstico

Para diagnosticar a depressão, um profissional de saúde conduzirá uma avaliação diagnóstica completa que inclui uma entrevista abrangente para discutir seus sintomas, além de seus históricos pessoais, médicos e familiares. Além disso, um exame físico deve ser realizado para rastrear condições médicas subjacentes que podem imitar a depressão — como desequilíbrios hormonais, deficiências de vitaminas, problemas neurológicos e uso de drogas ou álcool.

Testes laboratoriais e de imagem também podem ser incluídos na avaliação como parte da triagem médica. O profissional médico avaliador levará todos esses fatores em consideração ao formular um diagnóstico e recomendar um plano de tratamento individualizado.

Quais são os tratamentos para depressão?

Muitos tratamentos úteis para depressão estão disponíveis. O tratamento para depressão pode ajudar a reduzir os sintomas e encurtar a duração da doença. O tratamento pode incluir terapia e/ou tomar medicamentos. Seu médico ou um profissional de saúde mental qualificado pode ajudar você a determinar qual tratamento é melhor para você.

Fotobiomodulação transcraniana para depressão

A fotobiomodulação transcraniana é uma terapia não invasiva, baseada em dispositivo, que foi testada como um possível tratamento para várias condições neurológicas e psiquiátricas.

A luz infravermelha é aplicada diretamente ao couro cabeludo, onde penetra nos crânios e estimula a atividade nas células cerebrais. Acredita-se que essa estimulação pode aumentar a produção de energia (ATP) nas células neuronais e melhorar o fluxo sanguíneo cerebral, o que pode ajudar a equilibrar os circuitos benéficos pela depressão.

Vários estudos clínicos estão em andamento para avaliar a eficácia da fotobiomodulação transcraniana em pessoas com depressão. Alguns resultados preliminares sugerem melhora nos sintomas depressivos, como melhora do humor e níveis de energia. Sugerindo que essa terapia pode ser um complemento eficaz às terapias antidepressivas tradicionais.

*Este artigo tem caráter informativo e não substitui a consulta a um médico. Consulte sempre um profissional de saúde para obter um diagnóstico e tratamento adequados.

Referências bibliográficas:

CASSANO, Paolo; CUSIN, Cristina; MISCHOULON, David; HAMBLIN, Michael R.; et al. Near-Infrared Transcranial Radiation for Major Depressive Disorder: Proof of Concept Study. Journal of Psychiatric Research, [s. l.], 19 ago. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1155/2015/352979

JI, Qipei; YAN, Shichang; DING, Jilin; ZENG, Xin; et al. Photobiomodulation improves depression symptoms: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Journal of Affective Disorders, [s. l.], 2024. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/psychiatry/articles/10.3389/fpsyt.2023.1267415/full

Deixe um comentário